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#foodforthought?

TicTac digital

10/6/2015

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O atual consumo de media, tem horários.
24h -7h/10h - Adormecemos e acordamos com o telefone, bem "pertinho", a grande maioria deixa-o na mesinha de cabeceira mas acredito que, em breve, as sondagens indiquem a tendência para os deixar debaixo da almofada.
10h-17h- Sentamo-nos em frente ao laptop e, muitas vezes, distribuímos as tarefas por mais do que um ecrã, o que serve para ler / consultar e o que serve para escrever.
21-24h - Esticamo-nos no sofá, ligamos a televisão e "folheamos" tablets.
(algures ao longo do dia, já ouvimos rádio e lemos as "gordas" das capas de alguns jornais)


Este nosso comportamento multiplataforma, obriga a uma estratégia calendarizada e contextualizada.
Deixo-vos o exemplo recente que tivemos com a Tapada Nacional de Mafra para promoção das visitas ao amanhecer.

Como estratégia de comunicação digital para promoção desta experiência sazonal, o que fazia mais sentido?
Publicar um post:
a) à noite para termos mais visualizações? 
b) de manhã bem cedo sabendo que apenas os seguidores que gostam de acordar com as galinhas iriam ler?

Ambas poderiam fazer sentido, conforme o objetivo.
No entanto, quando se fala de assistir a "fenómenos" que acontecem num horário específico, o contexto assume mais peso.
​
Falar sobre uma experiência "ao nascer do sol", durante a noite, tem menos impacto do que se for no timing em que tudo está a acontecer porque, nesse exato momento, em que o despertador do telefone toca e abrimos a aplicação do facebook, somos transportados, por alguns milésimos de segundo, até à floresta encantada, com uma imagem suficientemente forte para querermos que o momento seguinte não seja preenchido com o ruído do trânsito mas sim com os sons da natureza a acordar.
Imagem
Créditos fotografia: EMIGUS
Os resultados desta estratégia foram muito positivos porque, para além da interação gerada (com likes e shares), dispararam as compras desta experiência.

Por outro lado, quando foi necessário avaliar o interesse que as "visitas noturnas" poderiam ter, publicámos um "teaser/teste" (clicar para ver) no horário prime da página (pelas 22h) e percebemos, claramente, que era uma atividade com forte impacto e a lançar no Verão.

No fundo, tudo na nossa vida tem timings "certos"… 
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